Bem estar uma sinergia!

                                                                   

Quando pensamos em bem-estar ou em Ergonomia, pensamos ser este um assunto dos Recursos Humanos, estes pensam que pode ser do Médico e este do Engenheiro de segurança, este da Produção e assim por diante.

Solução! Quem sabe todos se juntam uma sinergia… E formam um comitê, comissão, um grupo de bem-estar, assim, eles poderão ver que o problema é de todos e todos podem resolver. Mas existe uma habilidade capaz de nos fazer enxergar de forma ampla, mas antes quero partilhar uma parábola Hindu:

“Numa cidade da Índia viviam sete sábios cegos” […] chegou à cidade um comerciante montado num enorme elefante. Os cegos nunca tinham tocado nesse animal e correram para a rua ao encontro dele.
O primeiro sábio apalpou a barriga do animal e declarou:

– Trata-se de um ser gigantesco e muito forte! Posso tocar nos seus músculos e eles não se movem; parecem paredes…
– Que palermice! – disse o segundo sábio, tocando nas presas do elefante. – Este animal é pontiagudo como uma lança, uma arma de guerra…
– Ambos se enganam

– retorquiu o terceiro sábio, que apertava a tromba do elefante. – Este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde, porque não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia…
– Vocês estão totalmente alucinados! – gritou o quinto sábio, que mexia nas orelhas do elefante. – Este animal não se parece com nenhum outro. Os seus movimentos são bamboleantes, como se o seu corpo fosse uma enorme cortina ambulante…
– Vejam só! – Todos vocês, mas todos mesmos, estão completamente errados! – irritou-se o sexto sábio, tocando a pequena cauda do elefante. – Este animal é como uma rocha com uma corda presano corpo. Posso até pendurar-me nele.
E assim ficaram horas debatendo, aos gritos, os seis sábios. Até que o sétimo sábio cego, o que agora habitava a montanha, apareceu conduzido por uma criança.
Ouvindo a discussão, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante. Quando tacteou os contornos do desenho, percebeu que todos os sábios estavam certos e enganados ao mesmo tempo. Agradeceu ao menino e afirmou:
– É assim que os homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas numa parte, pensam que é o todo, e continuam tolos!”

“As empresas estão conectadas por fios invisíveis de ações inter-relacionadas, que muitas vezes levam anos para manifestar seus efeitos umas sobre as outras”.
Senge (2006, p. 40)

Para ler

A Teia da Vida – Fritjot Capra um livro fantástico que explica o pensamento sistêmico sobre a ótica de diversas ciências como biologia, psicologia, filosofia, administração e outros. Proporciona um conhecimento incrível sobre uma nova forma de visão. É de fácil e prazerosa leitura.

A quinta disciplina – Peter Senge – um livro de cabeceira para qualquer gestor. Peter Senge defende que a disciplina mais importante que as empresa precisam aprender é a enxergar sistemicamente e o aprendizado contínuo. A leitura é ótima e o aprendizado incomensurável.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Bem estar uma sinergia!

  1. Isabel Barreto Rochedo da Silva disse:

    Excelente metáfora, adorei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s